Os smartphones estão literalmente cada vez mais inteligentes. A cada dia que passa a gente pode substituir mais um aspecto da nossa rotina com algum novo app ou funcionalidade do celular. Até mesmo sua carteira e cartões de crédito, são substituíveis através das compras no mobile commerce.
Mas com fotos de celebridades vazando pra todo lado, será que o seu smartphone é seguro suficiente para realizar esse tipo de transação? Saiba mais sobre o conceito de carteiras digitais e entenda a segurança por trás das compras pelo celular:
Carteira Digital (ou Eletrônica)
O conceito é tão novo que nem a nomenclatura está definida ainda: e-wallet, virtual wallet, digital wallet, etc. Mas o conceito é o mesmo, você baixa um app e conecta uma conta bancária ou um cartão ao seu smartphone e, com isso, você começa a pagar suas compras com o celular, seja por códigos de barras na tela do smartphone ou através do chip, caso seu celular tenha essa tecnologia.
Alguns apps até permitem que você escaneie todos os códigos de barras das dezenas de cartões fidelidade de uma loja ou empresa — aqueles que você sempre esquece em casa.
Segurança
Muitas pessoas têm medo de ter seus dados bancários conectados ao seu smartphone, pois não sabem o que pode acontecer caso o mesmo seja perdido ou roubado, e preferem fazer suas compras online na segurança da sua própria casa, onde tudo é mais familiar e parece seguro.
Mas o seu smartphone pode ser até mesmo mais seguro que os computadores pessoais. Além das travas, senhas e até leitores biométricos que você já usa no smartphone, o aparelho e todas as contas conectadas a ele podem ser limpados remotamente, além de os apps terem uma senha própria, diferente da bancária. Ou seja, se você perder o telefone ou for roubado, pode desvincular todos os seus dados sem problemas.
Para aumentar ainda mais a segurança, pagar com esses apps significa que a sua informação bancária não é passada para o vendedor diretamente. Tudo que a máquina do vendedor recebe é um código de autenticação para aquela compra, naquele instante, aumentando ainda mais a confidencialidade dos seus dados — e isso é uma camada de segurança que os cartões de crédito simplesmente não conseguem ter.
O que impede as pessoas de usarem?
Se o sistema é tão prático, e mais seguro que usar um cartão de plástico convencional, o que impede muitas pessoas de usarem seus smartphones para realizarem compras? Na questão de mobile commerce, o que mais impede as pessoas de finalizarem as compras nos celulares não é a dúvida da segurança, mas sim o próprio hardware, o tamanho da tela, e a insegurança no sinal da conexão das operadoras.
Mas com as resoluções das telas dos smartphones crescendo exponencialmente e a rede de conexão se expandindo cada vez mais (especialmente com a chegada do 4G), isso se resolverá logo.
Já usou algum modo de pagamento no seu smartphone? Usa regularmente? Já está preparado para sair de casa sem a carteira no bolso? Conte-nos suas experiências nos comentários abaixo!