Meu celular não carrega de jeito nenhum, e agora?

Você já usou algum aplicativo de geolocalização enquanto dirige para um compromisso agendado em um local onde não sabe chegar? Já entrou no elevador e consultou o smartphone ou tablet para checar a sala de uma reunião para a qual você está atrasado? Já se lembrou de pagar uma conta pelo seu dispositivo móvel apenas no momento de vencimento?

 

Se já passou por essas ou outras situações parecidas, deve concordar que não tem coisa pior do que a bateria do celular acabar justo quando mais precisamos das funcionalidades do aparelho. E, quando o pior acontece e simplesmente o celular não carrega, o desespero é ainda maior. No post de hoje, saiba quais são os principais problemas que afetam a bateria do seu aparelho e como preveni-los!

Cuide bem do seu carregador

Normalmente, não nos lembramos disso, mas, assim como o próprio smartphone, o carregador também precisa ser bem cuidado. Evite deixá-lo cair, nunca deixe-o molhar e tenha cuidado ao guardá-lo em gavetas ou levá-lo em bolsas – o ideal é enrolar o fio de forma que não seja totalmente dobrado para evitar rompimento.

 

Outros cuidados simples são a limpeza regular do conector, que pode acumular poeira e atrapalhar o contato com o aparelho ou com a tomada. Caso seu carregador não esteja funcionando, mas aparente problema apenas no fio, tente trocar apenas o cabo antes de descartar o acessório.

Não exagere na carga!

Seu aparelho não precisa carregar por mais tempo que o necessário. Geralmente, ele precisa apenas de 2 a 3 horas de conexão com a fonte de energia para uma carga completa. Então, nada de deixá-lo na tomada a noite inteira! Com essa prática, você corre o risco de reduzir o tempo de vida útil da bateria.

Verifique se está tudo bem com a bateria

Vazamentos, deformações e descascados são sinais de que a bateria poderá, em breve, apresentar problemas e, com isso, o aparelho terá dificuldades para pegar e manter carga. Para conferir a quantas anda a bateria do seu aparelho, desligue-o e, remova a bateria e verifique-a. Pode ser que você consiga identificar algum desses sinais e esta seja a resposta para o fato de o seu aparelho não estar carregando adequadamente. Nesse caso, um profissional pode ajudá-lo a resolver.

Considere substituir a bateria

Aparelhos que não carregam podem não estar com defeito, mas sim com bateria desgastada. Essa peça fundamental ao funcionamento dos celulares e tablets e tem tempo de vida útil limitado e, quando chega ao fim, não tem outro jeito se não ser substituída. O problema maior fica para os donos de modelos cuja bateria é parte integrante do corpo interno do aparelho, o que impossibilita sua troca. É bom avaliar esse quesito no momento da compra.

Busque uma assistência técnica de qualidade

Mesmo que o seu problema seja resolvido com as dicas acima, não hesite em buscar a ajuda de empresas especializadas, que podem oferecer a melhor solução para cada caso e evitar que o problema ocorra novamente. Mas lembre-se: assistência técnica não faz milagre. É comum ouvirmos reclamações sobre smartphones que nunca mais foram os mesmos depois de terem sido consertados.

 

Portanto, avalie bem o que está acontecendo com o seu celular e veja se não é melhor comprar um aparelho novo enquanto o seu antigo ainda funciona, para transferir todos os seus arquivos com tranquilidade. Afinal, já pensou na dor de cabeça se ele pifar de vez e você perder tudo? Opte pelo mais seguro e não pense apenas em economizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Precisando de ajuda?