Não é possível imaginar um dia normal sem o smartphone na rotina. Estes aparelhos trazem formas fáceis e rápidas de se comunicar, acessar informações e se divertir. No entanto, tenho certeza que em algum momento você já se frustrou com um celular lento.
Com o passar do tempo, é comum um celular ficar lento. Isso acontece devido a vários fatores, entre os quais se destacam a falta de espaço na memória, versão do sistema muito recente em relação ao modelo, sistema operacional desatualizado e degradação natural dos componentes do dispositivo.
A boa notícia é que, na maioria dos casos, é possível tomar algumas medidas para contornar esse problema. Separamos algumas causas para seu aparelho estar apresentando baixo desempenho assim como dicas dicas para resolver. Confira!
Falta espaço para armazenamento
Uma das principais razões que podem deixar o seu celular lento é o excesso de arquivos armazenados. Tudo o que é armazenado nele tem um peso e, quando muito cheio, acaba tendo um impacto na velocidade do celular.
Para aproveitar bem a capacidade de operação, o celular precisa de espaço livre. Muitos arquivos comprometem não apenas a memória interna mas também o funcionamento da memória RAM.
Portanto, se você sentir o celular anda mais devagar do que deveria, dê uma olhada no número de aplicativos, fotos, vídeos, músicas e outros documentos salvos nele. Uma saída é criar o hábito de verificar e apagar fotos repetidas e aquelas descartáveis que dificilmente excluímos imediatamente quando são tiradas.
Tem registros que você quer guardar? Então vale a pena transferir para um computador ou colocar estes arquivos na nuvem, poupando memória e livrando-o da lentidão.
Precisa de mais espaço? Utilize um cartão de memória
Talvez a memória interna do seu aparelho não seja o suficiente para o seu ritmo de arquivamento. Nesse caso, outra dica é não depender apenas da memória interna e expandi-la com um cartão de memória.
Com um micro SD você ganha mais espaço e flexibilidade para transferir arquivos do celular para o cartão e vice-versa. Ah, os aplicativos são instalados por padrão no próprio aparelho, e uma boa opção é enviar aqueles mais pesados para o cartão de memória.
Limpar o cache para liberar memória
Existe um recurso utilizado pelos aplicativos que você instala em seu smartphone chamado de memória cache. São cópias de arquivos salvas para que o carregamento destes apps fique mais rápido.
A medida que essas informações vão acumulando, apps que ocupam pouco espaço a princípio, acabam crescendo de tamanho. E em geral, são aplicativos que a maioria das pessoas não desejaria deletar, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outros. Só que, com isso, preenchem muito espaço e podem deixar o celular lento.
Em celulares Android, é possível limpar o cache dos apps acessando as configurações de aplicativo. Acesse “Configurações” e, em seguida, “Aplicações”. Dentro de cada um dos aplicativos você encontrará a opção “Excluir cache”. Já em iPhones, é preciso deletar o app e instalá-lo novamente.
Cuidado para não confundir com os dados do aplicativo, outra opção deletável. Isso também irá liberar espaço de armazenamento, mas nessa opção você estará excluindo todos os dados do app como progresso em jogos e login e senha de redes sociais.
Muitos aplicativos ocupando espaço na memória
Fotos e vídeos têm um impacto na performance do seu aparelho, mas o mesmo vale para aplicativos instalados que também ocupam espaço na memória. Verifique os apps que você tem instalados no seu dispositivo e apague aqueles que não usa mais.
Existem literalmente milhões de aplicativos disponíveis nas lojas virtuais dos sistemas operacionais como a Play Store e a App Store. Apague sem dó o que você não usa mais! Fique de olho especialmente nos jogos, pois estes costumam necessitar de mais espaço do que apps normais.
Feche aplicativos rodando em segundo plano
Além de prestar atenção no espaço que os apps estão ocupando no seu smartphone é necessário ficar atento ao uso simultâneo dos aplicativos. Isso compromete o funcionamento do smartphone e pode ser um dos principais motivos do seu celular lento.
Durante o normal do seu smartphone, você abre vários aplicativos diversas vezes? Entre o uso de um app e outro, muitos daqueles que são abertos permanecem assim, em segundo plano, independente de você utilizá-los ou não.
Para evitar isso, o ideal é checar o que está acontecendo entre os aplicativos “ocultos”. Se o celular for um Android, acesse “Configurações” e em seguida procure “Aplicativos” e “Serviços em Execução”. Neste campo, você poderá verificar quais são os programas rodando e fechar aqueles que você não está utilizando. No iPhone, você pode “arrastar para cima” para ver quais aplicativos estão abertos.
Desligue/reinicie o seu celular
Além de criar o hábito de checar apps que estão rodando e encerrá-los, vale uma dica ainda mais simples: desligue/reinicie o seu celular.
Deixar o dispositivo por muito tempo sem ser desligado ou reiniciado pode causar lentidão. Isso fica mais evidente em computadores, mas vale igualmente para smartphones.
Experimente também carregá-lo desligado durante a noite quando não precisar de um despertador.
Degradação de peças e falta de atualizações
Todas as dicas acima podem te ajudar muito a evitar um celular lento e recuperar a sua capacidade de operação. No entanto, é importante entender que todo aparelho tem uma vida útil. Com a degradação natural dos seus componentes, o seu celular não vai durar para sempre.
O uso constante do dispositivo causa um desgaste gradual nas operações e, com o tempo, dados são lidos e gravados com erro. A degradação mais aparente é a da bateria, que aos poucos vai durando cada vez menos.
Restaurar as configurações de fábrica
Quando um novo smartphone chega ao mercado, suas configurações são projetadas para fazer o melhor uso possível da versão nativa do sistema operacional. Logo, depois de algumas atualizações é possível que apareçam problemas como maior consumo de bateria ou redução da velocidade do sistema.
Se você seguiu os passos anteriores a lentidão não melhorou, uma opção pode ser restaurar as configurações de fábrica.
Se você fez tudo o que foi recomendado nesta lista e tudo ainda está lento, pode ser que a culpada seja a memória, que é insuficiente para administrar o seu aparelho com boa performance. Pode ter chegado a hora de trocar o seu celular para conseguir acompanhar as melhorias lançadas pelos fabricantes e desenvolvedores de aplicativos. Afinal, do mesmo jeito que computadores tradicionais, os smartphones utilizam memória RAM para gerenciar os seus processos internos, como carregamento de aplicativos e páginas da web.
Um celular lento pode deixar qualquer pessoa aborrecida. Mas, ao seguir essas dicas, é possível resolver o problema e contar com um aparelho mais rápido. Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!