8 dicas para aproveitar todos os recursos da câmera do celular

Você está numa viagem ou passeio com paisagens incríveis e esqueceu a câmera em casa. Ou então está caminhando pela rua e vê uma cena inusitada que daria uma excelente foto, mas não está com sua câmera na mochila. Não existe nenhum fotógrafo, amador ou profissional, que nunca passou por uma situação dessas. Mas você sabia que pode fazer fotos com uma qualidade muito boa usando a câmera do seu celular?

 

Isso mesmo: os smartphones estão sendo fabricados com câmeras cada vez melhores e isso é bastante útil para aqueles momentos em que uma cena pede para ser registrada. É claro que a câmera do celular nunca irá superar um equipamento profissional, mas pode muito bem quebrar um galho sem fazer feio.

 

É justamente para que você possa tirar o proveito máximo da câmera do seu smartphone que elaboramos este post com 8 dicas para aproveitar todos os recursos da câmera do seu celular. Mas lembre-se de que nem todas as dicas funcionam em qualquer aparelho: algumas podem funcionar melhor em smartphones com o sistema operacional Android e não tão bem no iPhone, por exemplo.

 

Confira as dicas a seguir!

Faça fotos panorâmicas com o efeito sequência

Para fazer uma sequência de fotos que se juntem em uma única imagem maior com o celular, basta que você ative o modo panorâmico. Para fazer esse tipo de foto, recomenda-se encontrar um lugar estável e plano, para que a foto não seja prejudicada.

 

Essa técnica é ótima para fotografar paisagens naturais como montanhas, por exemplo. Assim, no modo panorâmico, é mais fácil fazer que todo o local apareça na foto.

Configure seu aparelho para fotografar com resolução máxima

A grande maioria dos smartphones possui a opção para alterar a resolução da câmera. No entanto, é necessário lembrar que a resolução não está relacionada com a qualidade da imagem e sim com o seu tamanho.

 

A ideia de trabalhar com a câmera do celular na resolução máxima existe porque, com uma foto grande, você terá mais facilidade em editá-la posteriormente, podendo apagar detalhes ou fazer recortes no Photoshop ou em outros softwares para edição de imagens.

 

O único cuidado que você precisa tomar ao fotografar em alta resolução é com a memória do seu celular. Lembre-se de que quanto maior a resolução, mais pesada será a imagem e mais espaço ela irá ocupar na memória do aparelho. Você pode entender um pouco mais sobre a memória do celular neste artigo aqui.

 

Isso quer dizer que smartphones com recursos mais limitados podem ficar com a memória cheia com apenas algumas imagens salvas. Se esse for o seu caso, fotografe em uma resolução um pouco menor. Lembrando que hoje já existem celulares acessíveis com excelentes memórias, para você não passar por essa limitação.

Tenha controle de foco e exposição

Para que suas fotos com o seu celular se pareçam ainda mais com as feitas com uma câmera profissional, você pode ajustar os índices de foco e exposição da luz antes de fotografar.

 

Esse recurso está presente na grande maioria dos aparelhos e evita fotos muito escuras ou então com a luz estourada.

Controle a qualidade da imagem

 

Os smartphones com sistema operacional Android possuem a opção de controlar a qualidade da imagem. Esse recurso serve como um complemento da resolução, que explicamos anteriormente.

 

Cada aparelho oferece diferentes opções de qualidade da imagem. Todas variam entre baixa e alta, referindo-se ao nível de compressão da imagem, que geralmente é armazenada no formato JPEG.

 

Uma foto com a qualidade baixa é aquela em que a imagem é mais comprimida, o que significa que talvez as cores não fiquem tão vivas, por exemplo. Fotografar em qualidade baixa é útil quando não se tem a intenção de posteriormente manipular a imagem, nem aplicá-la em materiais impressos. É ainda uma excelente opção quando se quer apenas compartilhar um momento nas redes sociais ou enviar uma foto para alguém por SMS ou WhatsApp, por exemplo.

 

Já a foto com qualidade alta é aquela em que a imagem é menos comprimida, tendo uma qualidade maior e podendo ser manipulada, impressa e aplicada em materiais. Se você pretende utilizar a imagem de maneira profissional, é imprescindível que o trabalho seja feito em qualidade alta.

 

Alguns aparelhos não utilizam a nomenclatura baixa e alta para definir a qualidade. É bastante comum encontrar celulares que categorizam a qualidade da câmera em normal ou low e super fino ou super fine.

Em ambientes escuros, fotografe com o modo noturno ativado

O modo noturno da câmera do celular não precisa ser utilizado necessariamente à noite. Você pode escolher essa opção para fotografar em locais fechados onde há pouca iluminação, obtendo uma imagem mais nítida.

 

Muitos fotógrafos profissionais preferem utilizar o modo noturno do que o flash em lugares fechados.

Ative o detector de estabilidade

Existem alguns aplicativos que podem detectar a estabilidade da câmera, fazendo com que a foto só seja tirada quando o fotógrafo estiver segurando o smartphone com as mãos firmes, o que evita as fotos tremidas.

 

Caso seu aparelho não tenha essa função, é possivel fazer o downloads de apps próprios para isso, como o Open Camera, que é gratuito.

Saiba utilizar o flash

Assim como é feito em equipamentos profissionais, o flash também pode ser útil nas fotos feitas com a câmera do celular e deve ser usado em curta ou média distância em ambientes com pouca luz.

 

Alguns smartphones possuem em suas configurações uma opção para que o flash funcione em modo automático, sendo disparado quando um sensor perceber que o ambiente é pouco iluminado.

 

Um cuidado que deve ser tomado é o de não utilizar o flash e o modo noturno na mesma foto. O ideal é optar por apenas um, pois os dois juntos podem fazer com que a foto perca qualidade.

Utilize o recurso HDR

O recurso High Dynamic Range, ou simplesmente HDR, faz com que a câmera capture melhor as tonalidades de luz e cores dos ambientes fotografados.

 

Nos smartphones, geralmente esse recurso é representado por um ícone em forma de uma lua e pode ser utilizado em modo automático, assim como o flash.

 

Seguindo essas oito dicas, certamente você conseguirá produzir fotos muito parecidas com as feitas por câmeras profissionais utilizando a câmera do celular. Se você tiver outra dica, conte para a gente nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Precisando de ajuda?