Uma das informações mais importantes na hora de comprar um smartphone é sua capacidade de armazenamento. Precisamos de espaço para guardar muitas fotos, áudios, apps e figurinhas de WhatsApp.
Entretanto, alguns nomes diferentes de memórias geram dúvida em quem lê a ficha técnica de smartphones. Você vai comprar um smartphone e quando chega à loja, o vendedor lhe diz que este smartphone tem 6 GB de memória RAM e 128 GB de memória interna. Mas o que isso significa?
Em muitos dispositivos que utilizamos atualmente há diferentes tipos de memórias. Nesse artigo vamos falar especificamente a respeito da memória RAM, um dos componentes mais importantes para garantir um bom funcionamento dos celulares.
O que é memória RAM?
Memórias são componentes que fazem parte de alguns dos muitos dispositivos eletrônicos que utilizamos. São responsáveis por armazenar dados, de forma permanente ou temporário.
O nome memória RAM vem do inglês Random Access Memory, ou em português, memória de acesso randômico ou aleatório. De forma prática, significa que esta memória pode acessar os dados de forma não sequencial, o que resulta em maior velocidade para gravação dos dados, pois o armazenamento pode ser em qualquer posição livre pode ser usada para armazenamento.
As características das memórias quanto a função que desempenham, podem ser classificadas em dois grupos. O primeiro tipo de classificação separa as memórias como primária ou principal e secundária.
A memória RAM é uma memória primária. Este tipo reúne todas as memórias as quais o processador consegue acessar diretamente para ler os dados nela gravados ou apagá-los ou armazenar outros.
Para que serve a memória RAM?
O papel desse tipo de memória é guardar informações que são usadas pelo sistema operacional pelos aplicativos e até mesmo pelo sistema operacional.
É essa memória que é utilizada quando você executa um aplicativo da sua rede social, quando copia e cola uma imagem ou um trecho de texto, quando joga, quando assiste a um vídeo, enfim boa parte das atividades quê realiza no smartphone. Por isso, quanto mais memória RAM, mais rápido um celular vai ser.
A memória RAM não armazena conteúdos permanentemente. Após o término das atividades, os arquivos são retirados e guardados na memória interna ou externa dos aparelhos. Por isso, você precisa ter um celular que equilibre as duas memórias: a de armazenamento permanente que irá guardar os seus conteúdos e a RAM, que irá ser acessada para fazer com que eles rodem com velocidade.
Quando a preocupação é o desempenho do dispositivo utilizado, a memória RAM é um dos protagonistas, juntamente com o processador. Em uma avaliação mais superficial, a memória RAM e o processador são os elementos mais importantes para o desempenho do seu aparelho.
Porque escolher um celular com boa memória RAM?
Quando falamos em velocidade de uma memória, tratamos da taxa de leitura e escrita de dados que se consegue em um determinado intervalo de tempo.
Em termos mais técnicos, é convencionado no mercado que a velocidade das memórias RAM seja medida em MHz. Quanto maior a frequência, maior será o desempenho obtido. Por características da tecnologia usada na sua construção, a memória RAM consiste de um tipo de memória que tem uma velocidade elevada.
Digamos que você gosta de jogar aqueles jogos mais elaborados. Eles consomem muitos recursos, a todo momento, e por isso precisam de bastante memória RAM ou irão esgotar a capacidade do seu aparelho rodar as funções necessárias para uma boa experiência no jogo.
Quando um sistema esgota a memória RAM, ele utiliza toda a memória disponível, para que continue funcionando e precisa recorrer a outros tipos de memória mais lentos para gravar e ler os dados usados pelo sistema e aplicativos. Esta é a principal razão de lentidão em um sistema, o total uso da memória RAM.
Gostou das informações para te ajudar na escolha do seu próximo celular? Confira os velozes smartphones Xiaomi e entre em contato com a gente se quiser tirar uma dúvida específica!