Pagamento por aproximação do celular: Como funciona e é seguro?

Você já viu alguém pagando a compra somente encostando o cartão na maquininha? Essa pessoa provavelmente estava usando o método de pagamento por aproximação, já bem conhecido em alguns países e que chegou recentemente ao Brasil.

 

Essa tecnologia de pagamento por aproximação no celular vem conquistando muitas pessoas. Existem muitos benefícios na prática e tudo indica que a adesão irá aumentar cada vez mais. O maior motivo é a praticidade, já que não é preciso nem levar o cartão de crédito com você.

 

Quer entender como a tecnologia funciona, como ela funciona com o celular e se ela é segura? Acompanhe a leitura!

Como funciona o pagamento por aproximação?

Como o nome diz, essa tecnologia permite fazer pagamentos sem inserir o cartão na maquininha e sem digitar a senha, apenas aproximando o cartão.

 

O mais interessante é que algumas operadoras de cartão e bancos ainda permitem que o pagamento seja realizado aproximando o celular da maquininha, o que torna tudo muito mais prático.

 

Os equipamentos que permitem o pagamento por aproximação conseguem realizar esta operação graças a uma tecnologia chamada NFC (Near Field Communication), que significa comunicação por campo de proximidade.

 

Compre agora seu Poco X3 com pagamento por aproximação Google Pay + NFC!

 

No Brasil, o NFC começou a ser utilizado recentemente para pagamentos, mas a tecnologia é a mesma empregada em catracas de transporte público e chaves de hotéis, por exemplo.

 

Na prática, suas informações de pagamento são transmitidas sem precisar de contato ou senha. Dependendo do valor da compra, algumas vezes é sim necessário informar a sua senha pessoal do cartão de crédito para comprovar a transação.

 

Isso até gera um certo medo de quem conhece pela primeira vez, mas o sistema é bem seguro. O sistema transmite informações codificadas, e somente a maquininha e seu celular ou outro dispositivo se conversam, não havendo interação de outras máquinas.

 

Quem escolher usar o celular para pagar, não precisa ter o cartão de crédito por perto. Mas, antes de utilizar o serviço, é preciso saber se o aparelho é compatível com o sistema NFC.

 

Como saber se meu celular possui a tecnologia NFC?

Para fazer o pagamento por aproximação pelo celular, é preciso que o aparelho tenha a função de carteira digital. Smartphones atuais, como o Poco X3, já contam com essa opção.

 

Para verificar, o caminho mais comum é:

 

  • Abra o app de configurações;
  • Acesse “Conexões” (pode ser algo próximo a isso como “Conectividade” ou “Redes sem fio”);
  • Procure pelo item NFC e ative-o caso esteja desativado.
  • Caso não tenha essa opção é provável que o celular não tenha a tecnologia.

 

Se você está em dúvida, procure no menu, em conexões ou no manual do telefone. Ative o serviço para que funcione.

 

Compre agora seu Poco X3 com pagamento por aproximação Google Pay + NFC!

 

Depois, é só cadastrar o usuário e cartão de crédito/débito na plataforma de pagamento do seu celular. Os mais conhecidos são: Samsung Pay, Apple Pay ou na loja de aplicativos Google Pay.

 

Na hora de fazer o pagamento, usar o celular é bem simples. Basta informar que você deseja fazer o pagamento por aproximação e o lojista irá liberar a função na maquininha e você em seu celular (alguns desbloqueiam com a digital e outros com senha do celular).

 

Em seguida, aproxime o aparelho da maquininha de cartão e pronto! Seu pagamento será realizado normalmente. Caso ultrapasse o valor mínimo da compra, será necessário digitar a senha do cartão no terminal.

O pagamento por aproximação é seguro?

Pagar sem precisar inserir o cartão na maquininha e digitar a senha traz muitas vantagens para a rotina dos consumidores. É realmente muito prático só aproximar o celular da maquininha. Porém, toda novidade gera alguma desconfiança, principalmente quando ela tem a ver com nosso dinheiro, não é mesmo?

 

O pagamento feito com dinheiro vivo ainda representa a maior parte das transações no varejo, seja por resistência à tecnologia, por insegurança ou pela falta de incentivo do setor.

 

Assim como todos os outros métodos de pagamento, seja em cartão ou dinheiro, há espaço para alguns riscos. Por não precisar de senha dependendo do valor, é possível que, caso o celular seja furtado , compras indevidas sejam feitas. Porém, com opções de bloqueio do aparelho com senha ou digital você pode se proteger.

 

Entretanto, o pagamento por aproximação pode ser considerado até mais seguro do que o tradicional. Você sabia que a maioria dos cartões são clonadas quando são inseridos nos terminais de pagamento? Carregar dinheiro vivo também é perigoso, pois isso expõe os consumidores a assaltos e furtos.

 

Com o pagamento por aproximação, as transações se tornam muito mais seguras. Ter um cartão de crédito já é uma segurança maior, pelo fato de não ter que ficar levando dinheiro por aí. Imagina então não ter que levá-lo para e usar o celular que não chama a atenção?

 

A tecnologia NFC também é muito segura quanto à clonagens e proteção de dados . A cada compra é gerado um tipo de criptografia que protege as informações do usuário e dificulta o acesso de terceiros. Além disso, em caso de duplicidade de pagamento por aproximação há o bloqueio do sistema, evitando erros.

 

Compre agora seu Poco X3 com pagamento por aproximação Google Pay + NFC!

 

Uma outra camada de proteção é o valor mínimo para compras sem senha. Ou seja, se o valor mínimo é de R$ 50 e você faz uma compra de R$ 100, você irá precisar digitar a senha do cartão na maquininha.

 

Você conseguiu tirar as suas dúvidas sobre esta novidade? Se ainda restou alguma pergunta que não respondemos aqui, entre em contato que podemos te ajudar a escolher um aparelho com segurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Precisando de ajuda?