Android e iOS são os sistemas operacionais mais populares do mercado e dois oponentes em um ringue de luta. Nessa briga, porque você deve escolher um celular Android?
A primeira coisa que passa pela cabeça das pessoas quando o assunto é sistema operacional de smartphone é facilidade de uso. Tornar o nosso dia a dia mais fácil é a principal funcionalidade do celular que nos acompanha em todos os momentos. Um sistema amigável e prático importa muito para a experiência com o aparelho.
Não é a toa que o Android é o sistema operacional mais popular do mundo. A plataforma do Google possui recursos que facilitam o dia a dia do usuário. São diversos aplicativos gratuitos, opções de customização e outras vantagens que só um smartphone com a plataforma conhece. Confira alguns motivos para não largar mais a mão do robozinho verde.
1. Variedade de dispositivos
O Android é adotado por diversos fabricantes: Xiaomi, Samsung, Sony, LG, Motorola e HTC. Isso torna o sistema mais popular e permite que você consumidor escolha o smartphone que atende melhor suas necessidades, sem ficar refém de uma única marca no momento da troca.
Tem opções para todos os gostos e que cabem em todos os bolsos. O Redmi Note 8 é ideal para quem quer um celular que navega na Internet e consegue tirar boas fotos para compartilhar com a galera. Tem uma grande tela de 6.3 polegadas com uma resolução de 2340×1080 pixels. É um produto com poucos concorrentes na mesma faixa de preço em termos de multimídia graças à câmera de 48 megapixels que permite ao Redmi Note 8 tirar fotos fantásticas com uma resolução de 8000×6000 pixels e gravar vídeos em 4K a espantosa resolução de 3840×2160 pixels.
Já para quem deseja um smartphone mais robusto, com alta capacidade de armazenamento o Poco F2 Pro é uma boa proposta. Este celular está muito longe de qualquer intermediário. Todos os detalhes deste são completamente focados em ser um top de linha.
2. Compatibilidade com a maioria dos carregadores
Com essa variedade de fabricantes, vem outra vantagem. Todos os smartphones Android possuem a mesma entrada para carregador. Quem já não precisou carregar o telefone e passou aperto porque ninguém tinha um carregador compatível para emprestar? Com um Android, se a bateria do seu aparelho acabar, você pode pegar o carregador da amiga emprestado.
3. O Android pode ser personalizado
O sistema operacional permite várias configurações, com mais liberdade. O usuário do Android não fica preso à interface padrão do sistema e pode alterar praticamente todas as configurações de fábrica.
No Android, você escolhe a imagem de fundo de tela, podendo ser uma imagem salva no seu aparelho ou um papel de parede interativo. É possível ainda mover os aplicativos para a tela que desejar e ocultá-los também.
Além disso, a própria Google Play disponibiliza na sua biblioteca aplicativos que permitem criar customizações compatíveis com o Android. Eles permitem reformular o visual, ocultar apps, alterar a transição entre as telas e até controlar o aparelho por gestos.
Graças ao enorme volume de usuários e também a liberdade que a plataforma proporciona para os desenvolvedores, os aplicativos e atualizações costumam ser lançados primeiro na Google Play, a loja de apps do Android. Isso porque, segundo a própria Google, a empresa valoriza a velocidade de inovação e interação.
Ou seja, se você costuma ficar ansioso para baixar algum aplicativo novo, o Android é uma excelente opção.
5. Mais Aplicativos
O Google Play, que é a loja online do Android, conta com vários produtos pra diversas funções, sejam pagos ou gratuitos. Com tantas opções, você pode ter diferentes galerias, teclados, formas de ver seus vídeos e muito mais.
6. Interação fácil com contas e outras ferramentas do Google
Quem não usa o Google para tirar qualquer dúvida? Se você é um usuário do Google e de seus produtos, como o Gmail, Google Maps e YouTube, o Android é um grande aliado.
O sistema operacional pertence ao gigante da tecnologia e, como não poderia deixar de ser, tem integração perfeita com suas outras plataformas. Isso faz com que essas ferramentas “rodem” com muito mais facilidade e às vezes até funcionalidades exclusivas!
7. Contatos salvos em um só lugar
No Android é possível vincular seus contatos do smartphone com os do Gmail. Suas informações importantes ficam integradas e organizadas em um só lugar. Além disso fica tudo salvo na núvem. Se acontecer alguma coisa com o celular, você recupera seus contatos facilmente.
8. Backup automático de fotos, vídeos e arquivos
E não são apenas os contatos que podem ser salvos na nuvem. Os smartphones Android já vêm configurados para fazer backup automático das suas fotos, vídeos e arquivos no Google Drive.
Quando você passa a usar o sistema, uma conta no Google Drive é criada gratuitamente e automaticamente e tudo o que você salvar no seu celular será guardado lá. Seguro, simples e fácil de acessar quando, onde e de qual dispositivo você quiser!
9. Multitarefa de verdade
O sistema da Google permite que você execute mais de uma tarefa ao mesmo tempo de verdade, enquanto no iPhone isso é só uma impressão.
No Android é possível, por exemplo, assistir vídeos do YouTube em uma janela pop-up enquanto se navega por páginas da web, ou mesmo utilizar 2 ou 3 widgets com funções diferentes na tela Home. No iPhone, você precisa alterar entre os aplicativos.
10. Vida longa da bateria e o carregamento turbo
No universo Android já é possível encontrar smartphones com baterias gigantescas, mas a capacidade dos celulares iPhone continua presa às minúsculas baterias que a Apple insiste em manter em seus aparelhos.
De um lado temos celulares que podem ficar 2, até 3 dias longe da tomada, e do outro temos uma legião de usuários dependentes de carregadores portáteis. Tem até gente que brinca dizendo que iPhone é telefone fixo, por estar sempre ligado ao fio.
Poucas opções e o fato de serem os celulares mais caro do mercado não são a única razão para alguém querer abandonar o iPhone. Como vimos acima, existem vários ótimos motivos para trocar o smartphone da Apple por um Android!