Redmi 9 Review: Celular barato com excelente custo benefício

A subsidiária Redmi da Xiaomi é uma linha focada em dispositivos de baixo custo com configurações intermediários, e o Redmi 9 briga forte pelo posto de melhor celular bom e barato, oferecendo excelentes configurações pela metade do preço das marcas rivais. Vamos conferir os detalhes nesta análise completa!

Usabilidade do Redmi 9

O preço continua sendo o fator chave. No entanto, isso não impede a Xiaomi de incluir quatro sensores de câmera, uma tela Full HD, Corning Gorilla Glass 3, USB-C, carregamento rápido, e um IR blaster no Redmi 9.

 

Para atingir seu preço baixo, no entanto, o Redmi 9 precisa abrir mão do desempenho, RAM e armazenamento em relação a aparelhos top de linha. O preço também impacta a construção, sem ligas sofisticadas, sem bordas chanfradas e sem tela curva. Porém, isso não significa que falta qualidade na construção. O Redmi 9 é robusto e de confiança.

 

Levando em consideração o contexto, que é o de oferecer o máximo de benefícios a um baixo prço, o Redmi 9 é surpreendentemente bom. Se o seu orçamento for pequeno, você com certeza ficará contente com o Redmi 9.

 

A parte de trás do telefone é de plástico, mas a Xiaomi transformou isso em um ponto positivo. Há um design circular interessante em torno do módulo da câmera que, segundo Xiaomi, “dá uma sensação de equilíbrio e elegância”. A parte traseira é texturizada, o que aumenta a aderência e evita impressões digitais.

 

A tela FHD + de 6,53 polegadas tem uma proporção de 19,5: 9, oferecendo uma resolução de tela de 2.340 x 1.080. Brilho, cores e ângulos de visão são bons. É possível ajustar a temperatura da cor nas configurações com as opções “padrão, “quente” e “fria”.

 

O Redmi 9 também oferece modo de luz solar. Quando você sai sob forte luz do sol, o telefone tenta aumentar a visibilidade aumentando o brilho. Com essa tela assertiva, o aparelho também é capaz de aumentar a visibilidade das áreas mais escuras, ao mesmo tempo em que evita que as áreas mais claras fiquem desbotadas. É um bom recurso nesta faixa de preço.

O Redmi 9 usa a versão personalizada do Android da Xiaomi, chamada MIUI. O dispositivo vem com MIUI Global 11, que é baseado no Android 10. Ele inclui Google Play Store, Gmail, YouTube, Google Maps, Google Fotos e Google Assistant.

 

Existem também alguns aplicativos específicos do MIUI, como o navegador Mi, o gerenciador de temas, a calculadora Mi, o aplicativo de rádio FM, o Mi Mover e o aplicativo Mi Remote para o IR blaster.

O Redmi 9 é bom para jogos?

No coração do Redmi 9 está o MediaTek Helio G80 e 3 GB de RAM com 32 GB de armazenamento interno ou 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. O Helio G80 é um processador octa-core com 2 núcleos Cortex-A75 de 2,0 GHz, 6 núcleos Cortex-A55 de 6 x 1,8 GHz e uma GPU Mali-G52 MC2. Para contextualizar, o Cortex-A75 foi lançado em 2017 e é o design do núcleo da CPU usado em processadores como o Snapdragon 845, que é encontrado em telefones como o OnePlus 6.

 

Redmi 9 não é um telefone para jogos, mas isso não significa que não possa jogar. Instalei vários jogos casuais, como Temple Run 2, Star Wars: Galaxy of Heroes e Brawl Stars, e todos eles jogaram perfeitamente bem. Aumentando a expectativa, instalei o Asphalt 9 e o Need For Speed: No Limits. Ambos eram jogáveis. No entanto, notei o atraso ocasional no Asphalt 9.

 

Veja alguns testes no vídeo abaixo:

Finalmente, tentei Fortnite e PUBG. Ambos eram jogáveis, mas não espere altas taxas de quadros e gráficos detalhados. O Fortnite não é oficialmente compatível com o Redmi 9 e mostra um aviso quando você inicia o jogo, no entanto, você pode jogar. As configurações padrão do Fortnite para este dispositivo são 20 fps com as configurações de baixa qualidade e a resolução 3D em 75%. PUBG funcionou bem com os gráficos configurados como balanceados, a taxa de quadros em média e sem anti-aliasing.

 

Para quem gosta de números de benchmarks, o Redmi 9 pontua 359 e 1.287 no Geekbench – Single-Core e Multi-Core respectivamente – e 196.939 no AnTuTu.

Quanto ao áudio, há um único alto-falante na parte inferior ao lado da porta USB-C. O som é o que você esperaria de tal configuração. Funciona, mas a música pode ser fina e sem fidelidade. É fácil sobrecarregar o alto-falante; mas reduzir um pouco o volume melhorará a qualidade. Há também um conector de fone de ouvido na borda inferior. Tanto para jogos quanto para filmes, o uso de fones de ouvido proporcionará uma experiência melhor.

Tem boa bateria?

Boa duração da bateria é sempre um dos maiores desejos dos usuários de smartphones. Uma vez que o Redmi 9 não tem muitos recursos sofisticados, uma vida decente da bateria é essencial. O Redmi 9 possui uma bateria de 5.020mAh que suporta até 18W Quick Charge 3.0. Na caixa, você ganha um carregador de 10W que vai levar o aparelho de 0% a 25% em 38 minutos, de 0% a 50% em 72 minutos, de 0% a 80% em pouco menos de duas horas, e de 0% totalmente em três horas. Honestamente, não é tão rápido se você estiver com pressa.

 

Quanto a vida útil, você pode jogar cerca de oito horas de jogos 3D ou assistir a 14 horas de YouTube com uma carga. Seguramente, você terá um dia inteiro de uso sem precisar carregar a bateria – provavelmente mais – dependendo do seu uso.

Como é a câmera do Redmi 9?

O Redmi 9 tem uma configuração de câmera quádrupla, que é uma grande melhoria em relação ao Redmi 8. O sensor principal é de 13 MP em f / 2.2, é acompanhado de um sensor ultra grande angular de 8 MP, um sensor macro de 5 MP e um sensor de profundidade de 2 MP.

 

A câmera está acima da média quando você considera o preço. O modo retrato funciona bem o suficiente por meio da câmera traseira, e o modo profissional oferece controle manual sobre configurações como ISO e balanço de branco. O sensor ultra-angular de 8 MP é uma boa adição e é ótimo para paisagens. Porém, a grande angular tem o foco fixo, o que limita seu uso em algumas situações.

 

O aplicativo da câmera não inclui nenhum tipo de modo noturno, o que significa que você precisará de uma boa iluminação para obter os melhores resultados. As coisas são ligeiramente melhoradas pelo modo de IA integrado, que reconhece cenas como paisagens, comida e pessoas. Ele também reconhece situações de pouca luz e faz o possível para compensar. No geral, o desempenho da câmera com pouca luz é fraco, mas como disse, bom pelo preço.

 

Para usar a lente macro, você precisa habilitá-la no menu da câmera. O principal problema com a câmera macro é que ela não possui foco automático ou qualquer tipo de assistente de foco.

O dispositivo suporta vídeo a 30fps em 1080p ou 720p. Não existem outros modos, exceto o modo de câmera lenta, que é limitado a 720p.

 

A câmera frontal de 8MP razoável. O modo retrato está disponível e funciona com detecção de rosto e fotografia computacional, uma vez que não há sensor de profundidade frontal. Isso não significa que os resultados sejam ruins, mas não espere a mesma qualidade de fotos de retratos usando a câmera traseira. A câmera frontal também possui um modo de obturador com a palma da mão, que dispara um temporizador quando a palma da mão é detectada.

 

Considerando o valor pelo dinheiro, a câmera quad do Redmi 9 é um ponto muito positivo para o aparelho.

 

Veja algumas fotos do site GSMArena:

Especificações do Redmi 9

Redmi 9
Display 6.53-inch Dot Drop 19.5:9 aspect ratio,
camera cut-out,
Full HD+ (1,080 x 2,340) resolution.
Chipset MediaTek Helio G80

2 x 2.0GHz Cortex-A75
6 x 1.8GHz Cortex-A55

Mali-G52 MC2 @950Mhz

RAM/Armazenagem 3GB/32GB
4GB/64GBmicroSD expansion without using SIM slot
Camera Traseira:
13MP, f/2.2, AF, 1.12-micron pixel
8MP ultra-angular, f2.2
5MP macro, f/2.4
2MP depth sensor, f/2.4
Full HD video 30 H.264 & H.265Frontal:
8MP, f/2.0, 1.12-micron pixel, Full HD video 30fps
Bateria 5020mAh
18W charging/10W charger supplied
Quick Charge 3.0, OTG reverse charge
USB-C
Dimensões 163.32 x 77.01 x 9.1mm
Peso 198g
Cores Carbon Grey, Ocean Green, Sunset Purple
Biometria Rear fingerprint scanner
Face unlock
Sensores Proximity sensor, Accelerometer, Gyroscope, Electronic compass, Vibration motor, IR blaster
Plug Fone Yes
Conectividade LTE FDD: B1/B2/B3/B4/B5/B7/B8/B20/B28
LTE TDD: B38/B40
WCDMA: B1/B2/B4/B5/B8
GSM: B2/B3/B5/B8
Wi-Fi
Bluetooth 5.0
NFC (in some markets)
Dual nano SIM + micro SD

Review do Redmi 9: Você deve comprar?

Não queremos parecer repetitivos, mas tudo sobre o Redmi 9 tem que ser moderado por seu preço. O design é da próxima geração? Não. Ele tem um processador rápido? Não. Você pode jogar Fortnite em suas configurações mais altas? Não. Ele tem a melhor óptica de câmera do mercado? Não.

 

O que você obtém é um smartphone muito bom para o seu dia-a-dia, com uma tela de 1080p que possui modo de luz solar embutido e é protegido pelo Corning Gorilla Glass 3. Você obtém uma configuração de câmera quádrupla, incluindo um sensor de profundidade e alguns recursos de fotografia. Você também obtém um leitor de impressão digital confiável, o potencial de carregamento rápido de 18 W, carregamento reverso OTG, bateria para o dia todo, Android 10 e acesso à Google Play Store. Tudo isso a um preço super acessível,

 

Existem outros telefones econômicos, incluindo até mesmo o Poco M2 Pro da própria Xiaomi. Mas se você estiver com um orçamento apertado e não quer abrir mão de recursos avançados, certamente vale a pena considerar o Redmi 9.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Precisando de ajuda?