A subsidiária Redmi da Xiaomi é uma linha focada em dispositivos de baixo custo com configurações intermediários, e o Redmi 9 briga forte pelo posto de melhor celular bom e barato, oferecendo excelentes configurações pela metade do preço das marcas rivais. Vamos conferir os detalhes nesta análise completa!
Usabilidade do Redmi 9
O preço continua sendo o fator chave. No entanto, isso não impede a Xiaomi de incluir quatro sensores de câmera, uma tela Full HD, Corning Gorilla Glass 3, USB-C, carregamento rápido, e um IR blaster no Redmi 9.
Para atingir seu preço baixo, no entanto, o Redmi 9 precisa abrir mão do desempenho, RAM e armazenamento em relação a aparelhos top de linha. O preço também impacta a construção, sem ligas sofisticadas, sem bordas chanfradas e sem tela curva. Porém, isso não significa que falta qualidade na construção. O Redmi 9 é robusto e de confiança.
Levando em consideração o contexto, que é o de oferecer o máximo de benefícios a um baixo prço, o Redmi 9 é surpreendentemente bom. Se o seu orçamento for pequeno, você com certeza ficará contente com o Redmi 9.
A parte de trás do telefone é de plástico, mas a Xiaomi transformou isso em um ponto positivo. Há um design circular interessante em torno do módulo da câmera que, segundo Xiaomi, “dá uma sensação de equilíbrio e elegância”. A parte traseira é texturizada, o que aumenta a aderência e evita impressões digitais.
A tela FHD + de 6,53 polegadas tem uma proporção de 19,5: 9, oferecendo uma resolução de tela de 2.340 x 1.080. Brilho, cores e ângulos de visão são bons. É possível ajustar a temperatura da cor nas configurações com as opções “padrão, “quente” e “fria”.
O Redmi 9 também oferece modo de luz solar. Quando você sai sob forte luz do sol, o telefone tenta aumentar a visibilidade aumentando o brilho. Com essa tela assertiva, o aparelho também é capaz de aumentar a visibilidade das áreas mais escuras, ao mesmo tempo em que evita que as áreas mais claras fiquem desbotadas. É um bom recurso nesta faixa de preço.
O Redmi 9 usa a versão personalizada do Android da Xiaomi, chamada MIUI. O dispositivo vem com MIUI Global 11, que é baseado no Android 10. Ele inclui Google Play Store, Gmail, YouTube, Google Maps, Google Fotos e Google Assistant.
Existem também alguns aplicativos específicos do MIUI, como o navegador Mi, o gerenciador de temas, a calculadora Mi, o aplicativo de rádio FM, o Mi Mover e o aplicativo Mi Remote para o IR blaster.
O Redmi 9 é bom para jogos?
No coração do Redmi 9 está o MediaTek Helio G80 e 3 GB de RAM com 32 GB de armazenamento interno ou 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. O Helio G80 é um processador octa-core com 2 núcleos Cortex-A75 de 2,0 GHz, 6 núcleos Cortex-A55 de 6 x 1,8 GHz e uma GPU Mali-G52 MC2. Para contextualizar, o Cortex-A75 foi lançado em 2017 e é o design do núcleo da CPU usado em processadores como o Snapdragon 845, que é encontrado em telefones como o OnePlus 6.
Redmi 9 não é um telefone para jogos, mas isso não significa que não possa jogar. Instalei vários jogos casuais, como Temple Run 2, Star Wars: Galaxy of Heroes e Brawl Stars, e todos eles jogaram perfeitamente bem. Aumentando a expectativa, instalei o Asphalt 9 e o Need For Speed: No Limits. Ambos eram jogáveis. No entanto, notei o atraso ocasional no Asphalt 9.
Veja alguns testes no vídeo abaixo:
Finalmente, tentei Fortnite e PUBG. Ambos eram jogáveis, mas não espere altas taxas de quadros e gráficos detalhados. O Fortnite não é oficialmente compatível com o Redmi 9 e mostra um aviso quando você inicia o jogo, no entanto, você pode jogar. As configurações padrão do Fortnite para este dispositivo são 20 fps com as configurações de baixa qualidade e a resolução 3D em 75%. PUBG funcionou bem com os gráficos configurados como balanceados, a taxa de quadros em média e sem anti-aliasing.
Para quem gosta de números de benchmarks, o Redmi 9 pontua 359 e 1.287 no Geekbench – Single-Core e Multi-Core respectivamente – e 196.939 no AnTuTu.
Quanto ao áudio, há um único alto-falante na parte inferior ao lado da porta USB-C. O som é o que você esperaria de tal configuração. Funciona, mas a música pode ser fina e sem fidelidade. É fácil sobrecarregar o alto-falante; mas reduzir um pouco o volume melhorará a qualidade. Há também um conector de fone de ouvido na borda inferior. Tanto para jogos quanto para filmes, o uso de fones de ouvido proporcionará uma experiência melhor.
Tem boa bateria?
Boa duração da bateria é sempre um dos maiores desejos dos usuários de smartphones. Uma vez que o Redmi 9 não tem muitos recursos sofisticados, uma vida decente da bateria é essencial. O Redmi 9 possui uma bateria de 5.020mAh que suporta até 18W Quick Charge 3.0. Na caixa, você ganha um carregador de 10W que vai levar o aparelho de 0% a 25% em 38 minutos, de 0% a 50% em 72 minutos, de 0% a 80% em pouco menos de duas horas, e de 0% totalmente em três horas. Honestamente, não é tão rápido se você estiver com pressa.
Quanto a vida útil, você pode jogar cerca de oito horas de jogos 3D ou assistir a 14 horas de YouTube com uma carga. Seguramente, você terá um dia inteiro de uso sem precisar carregar a bateria – provavelmente mais – dependendo do seu uso.
Como é a câmera do Redmi 9?
O Redmi 9 tem uma configuração de câmera quádrupla, que é uma grande melhoria em relação ao Redmi 8. O sensor principal é de 13 MP em f / 2.2, é acompanhado de um sensor ultra grande angular de 8 MP, um sensor macro de 5 MP e um sensor de profundidade de 2 MP.
A câmera está acima da média quando você considera o preço. O modo retrato funciona bem o suficiente por meio da câmera traseira, e o modo profissional oferece controle manual sobre configurações como ISO e balanço de branco. O sensor ultra-angular de 8 MP é uma boa adição e é ótimo para paisagens. Porém, a grande angular tem o foco fixo, o que limita seu uso em algumas situações.
O aplicativo da câmera não inclui nenhum tipo de modo noturno, o que significa que você precisará de uma boa iluminação para obter os melhores resultados. As coisas são ligeiramente melhoradas pelo modo de IA integrado, que reconhece cenas como paisagens, comida e pessoas. Ele também reconhece situações de pouca luz e faz o possível para compensar. No geral, o desempenho da câmera com pouca luz é fraco, mas como disse, bom pelo preço.
Para usar a lente macro, você precisa habilitá-la no menu da câmera. O principal problema com a câmera macro é que ela não possui foco automático ou qualquer tipo de assistente de foco.
O dispositivo suporta vídeo a 30fps em 1080p ou 720p. Não existem outros modos, exceto o modo de câmera lenta, que é limitado a 720p.
A câmera frontal de 8MP razoável. O modo retrato está disponível e funciona com detecção de rosto e fotografia computacional, uma vez que não há sensor de profundidade frontal. Isso não significa que os resultados sejam ruins, mas não espere a mesma qualidade de fotos de retratos usando a câmera traseira. A câmera frontal também possui um modo de obturador com a palma da mão, que dispara um temporizador quando a palma da mão é detectada.
Considerando o valor pelo dinheiro, a câmera quad do Redmi 9 é um ponto muito positivo para o aparelho.
Veja algumas fotos do site GSMArena:
Especificações do Redmi 9
Redmi 9 | |
---|---|
Display | 6.53-inch Dot Drop 19.5:9 aspect ratio, camera cut-out, Full HD+ (1,080 x 2,340) resolution. |
Chipset | MediaTek Helio G80
2 x 2.0GHz Cortex-A75 Mali-G52 MC2 @950Mhz |
RAM/Armazenagem | 3GB/32GB 4GB/64GBmicroSD expansion without using SIM slot |
Camera | Traseira: 13MP, f/2.2, AF, 1.12-micron pixel 8MP ultra-angular, f2.2 5MP macro, f/2.4 2MP depth sensor, f/2.4 Full HD video 30 H.264 & H.265Frontal: 8MP, f/2.0, 1.12-micron pixel, Full HD video 30fps |
Bateria | 5020mAh 18W charging/10W charger supplied Quick Charge 3.0, OTG reverse charge USB-C |
Dimensões | 163.32 x 77.01 x 9.1mm |
Peso | 198g |
Cores | Carbon Grey, Ocean Green, Sunset Purple |
Biometria | Rear fingerprint scanner Face unlock |
Sensores | Proximity sensor, Accelerometer, Gyroscope, Electronic compass, Vibration motor, IR blaster |
Plug Fone | Yes |
Conectividade | LTE FDD: B1/B2/B3/B4/B5/B7/B8/B20/B28 LTE TDD: B38/B40 WCDMA: B1/B2/B4/B5/B8 GSM: B2/B3/B5/B8 Wi-Fi Bluetooth 5.0 NFC (in some markets) Dual nano SIM + micro SD |
Review do Redmi 9: Você deve comprar?
Não queremos parecer repetitivos, mas tudo sobre o Redmi 9 tem que ser moderado por seu preço. O design é da próxima geração? Não. Ele tem um processador rápido? Não. Você pode jogar Fortnite em suas configurações mais altas? Não. Ele tem a melhor óptica de câmera do mercado? Não.
O que você obtém é um smartphone muito bom para o seu dia-a-dia, com uma tela de 1080p que possui modo de luz solar embutido e é protegido pelo Corning Gorilla Glass 3. Você obtém uma configuração de câmera quádrupla, incluindo um sensor de profundidade e alguns recursos de fotografia. Você também obtém um leitor de impressão digital confiável, o potencial de carregamento rápido de 18 W, carregamento reverso OTG, bateria para o dia todo, Android 10 e acesso à Google Play Store. Tudo isso a um preço super acessível,
Existem outros telefones econômicos, incluindo até mesmo o Poco M2 Pro da própria Xiaomi. Mas se você estiver com um orçamento apertado e não quer abrir mão de recursos avançados, certamente vale a pena considerar o Redmi 9.